terça-feira, 28 de outubro de 2008

VEJA NO PRÓXIMO DOMINGO (26/10)

NO PROGRAMA DESSA SEMANA VOCÊ VAI VER....

VACINAÇÃO E ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA, O DESEMPENHO DA PECUARIA NA ULTIMA ETAPA DE VACINAÇÃO.

A EXPLORAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PEDRAS E METAIS PRECIOSOS NA INDUSTRIA DE MINERIOS DO ESTADO.

NO CAFÉ COM PROSA A ENTREVISTA COM A PESQUISADORA DA AOL RURAL, SIRLENE GOMES.

E NO PÉ NA ESTRADA TODA A SIMPATIA E SIMPLICIDADE DO VIOLEIRO ALMIR SATER.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

sábado, 18 de outubro de 2008

MARCHA A BRASNORTE

No programa Terra & Negócios deste domingo (19) vocës poderão conferir como foi a Marcha a Brasnorte, que ocorreu na última semana em Mato Grosso. Os produtores rurais, indignados com a política de expansão e demarcação de áreas indígenas, debateram o tema. Na ocasião, os índios apoiaram a iniciativa dos ruralistas. A programação contou com carreatam exposição e seminário para apresentar as principais falhas da legislação vigente. Confra na matéria de Talita Ormond e Carlos Augusto.


Programa Terra & Negócios

Amazon Sat - Canal 34 - TV a Cabo

Horário de Brasília (DF)


Domingo - 19 de outubro - 8h00

Quinta-feira - 23 de outubro - 18h30

Sexta-feira - 24 de outubro - 10h00


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Reflorestamento


Em tempos de preservação ambiental, o reflorestamento tem se tornado mais uma alternativa de investimentos no campo. O eucalipto ganhou espaço nessa atividade que cresce em ritmo acelerado. Nos últimos dez anos, a área plantada no Estado quase que triplicou. A maior parte da produção das florestas é utilizada como fonte de energia para as caldeiras de secagem de grãos do agronegócio, porém, especialistas afirmam que a tendência do mercado é um aumento do uso da madeira para serraria.
Fomos ao 9° Encontro dos Reflorestadores do Estado, conversar com o pesquisador Ph.D. em Fisiologia Florestal, pela Universidade da Califórnia EUA e professor Titular de Silvicultura da Universidade Federal de Viçosa (MG), Geraldo Gonçalves dos Reis, que ministrou a palestra “ Implantação de florestas de eucalipto em espaçamentos adensados e em sistema agrosivilpastoril”, no terceiro dia de campo do evento. Falamos também com o presidente da Associação de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso, Luis César Lino de Oliveira, e com o silvicultor Jamir Fernando, que apostou no reflorestamento com o uso do eucalipto na região do Manso.

É neste domingo, até lá!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

VEJA NESTE DOMINGO (19/10):

NO PROGRAMA DESTA SEMANA VOCÊ VAI VER...

REFLORESTAMENTO: OS AVANÇOS DA ATIVIDADE NO ESTADO COM O USO DO EUCALIPTO.

PRODUTORES RURAIS SE MOBILIZAM EM BRASNORTE PARA PROTESTO A AMPLIAÇÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS.



NO CAFÉ DE HOJE A ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO FUNDO EMERGENCIAL DE COMBATE A FEBRE AFTOSA ZECA D´ÁVILA.

E NO PÉ NA ESTRADA UMA CONVERSA DESCONTRAÍDA COM O DIRETOR E ATOR DA COMPANHIA DE TEATRO MOSAICO, SANDRO LUCOSE.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Super Safra x Armazenagem

Mesmo diante da safra recorde do milho, o grão segunda safra trouxe problemas aos produtores, especialmente na região Centro-Oeste. A alta produtividade aliada a queda na exportação em Mato Grosso fizeram com que os agricultores tivessem complicações na armazenagem. A reportagem conversou com representantes do segmento e especialistas em economia agrícola, que pontuaram sobre o aumento de renda do produtor rural e a importância de tratar a estocagem com mais planejamento. Confira no programa Terra & Negócios deste domingo (28), na Amazon Sat, canal 34.

Talita Ormond
Repórter

Programa Terra & Negócios
Amazon Sat - Canal 34 (TV a Cabo)
www.amazonsat.com.br
Domingo - 28 de setembro - 08h00*
Quinta-feira - 02 de outubro - 18h30*
Sexta - feira - 03 de outubro - 10h00*
*Horário de Brasília (DF)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Indústria da Mineração

O programa desta domingo (14/09) fará um diagnóstico da indústria da mineração em Mato Grosso. A economia mato-grossense, fortemente baseada na agroindústria, também apresenta índices voltados a extração e venda de minerais. Ouro, diamante, calcário, zinco, argila e até água mineral... A reportagem traçará o perfil desse setor no Estado, enaltecendo as áreas mais evidentes e pontuando sobre a importância das pesquisas para encontrar novas jazidas. A equipe de reportagem visitou o pólo do calcário no Estado, no município de Nobres, e mostrará as potencialidades do território, os sub-produtos desse "rochedo", assim como as dificuldades encontradas pelo segmento.

Não percam!

Programa Terra & Negócios
AMAZON SAT - Canal 34 - TV a Cabo
Domingo - às 08h00 *
Quinta-fera - às 18h30 (Reprise) *
Sexta-feira - às 10h00 (
Reprise) *

*Horário de Brasília (DF)

Talita Ormond
Repórter T&N

domingo, 7 de setembro de 2008

Marcha à Roraima

Carta marca novo momento histórico do Brasil
Nasceu em Pacaraima, um novo movimento histórico universal. A ‘Carta de Pacaraima’, documento elaborado durante encontro com a população do município, parlamentares e representantes das forças armadas, foi elaborada com o intuito de mobilizar a nação brasileira para um novo despertar. Na carta está destacada as ações sofridas no município de Pacaraima (distante de Manaus a 200 km ao norte). Nesse documento, a população exige que as políticas ambientais e indigenistas, a serem adotadas no Brasil, passem por ampla discussão em foros próprios, como o Congresso Nacional e não decididas por pequenos grupos de burocratas, em ambiente fechado, sem participação da opinião pública, grandemente influenciada e dirigidas por interesses de governos e organizações não-governamentais (Ongs) estrangeiras, resultando no bloqueio de grandes projetos de infra-estrutura, vitais para o desenvolvimento, harmonia e a paz social no interior do País.
Com isso, a nação brasileira é convocada a formar um grande movimento nacional cujo título é Amazônia é Brasil e de todos os brasileiros. Com o chamamento espera-se que todos possam assumir a tarefa de liderar a reação contra as graves ameaças que a influência externa inaceitável representa par a soberania do Brasil.
A questão ambiental também foi destacada na Carta de Pacaraima, onde a orientação de uma política pública ambiental deva ser elaborada com cunho científica norteando pela pretensão dos seres humanos com objetivo do progresso e o desenvolvimento. Conforme os líderes da Marcha a Roraima, a carta que foi assinada por mais de 300 pessoas deverá ser entregue a representantes do governo federal. O documento foi lido para população de Pacaraima no ginásio de esportes da cidade, no sábado (16).
Participaram da solenidade o deputado federal por Roraima Márcio Junqueira, o prefeito do município Paulo Cesar Quartiero, o presidente da Associação dos produtores de Juína Aderval Bento, presidente da Famato Rui Prado, o ex-almirante do exercito Sérgio Tasso e o coordenador do Movimento de Solidariedade Ibero-Americano (MSI) Lorenzo Carrasco.
Confira a matéria no programa deste domingo.

Flávia Porfírio

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Airton Reis

Airton dos Reis passou pela academia duas vezes. Uma saiu licenciado em Geografia, na outra em Biologia. Ciências que o embasam em sua caminhada pelo mundo das artes. Escultor e poeta, Airton, trouxe para a arte sua paixão pela natureza e indignação pela forma como tem sido tratada. Beleza e protesto se misturam em seus versos resultando em uma obra consistente que oportuniza um instante de reflexão da nossa postura diante da natureza.
Colaborador de jornalismo na imprensa nacional com mais de 4000 artigos publicados na mídia escrita e virtual em 20 anos de presença nas páginas de opinião, Airton dos Reis Júnior, premiado em diversos concursos literários, é postulante a uma cadeira na Academia Matogrossense de Letras.
No artesanato, suas mãos habilidosas modelam a argila... Dão forma ao seu olhar diante do mundo, dão forma aos seus desejos e aspirações. E o mesmo fogo que destrói, também constrói e a faz... cerâmica!

Confira a entrevista.



Contato: Airton dos Reis
(65) 3627 6450
(65) 9965 7552
www.airtonreis.com.br

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Custo de Produção da Soja


Olá Amigos e Amigas do Terra & Negócios!

Neste domingo (07/09), o programa exibirá uma reportagem sobre o custo de produção da soja para a próxima safra em Mato Grosso. Com o fim do Vazio Sanitário no próximo dia 15 de setembro, os produtores rurais começam a adquirir produtos, entre insumos e defensivos, para garantir produção e produtividade satisfatórios.
Na matéria abordaremos quais os produtos que mais pesam no custo de produção do grão (fertilizantes, adubos, defensivos, óleo diesel), assim como as alternativas para redução de despesas nas lavouras. Conversamos, inclusive, com o Doutor em Economia Agrícola, Dilamar Dallemole, que nos fala sobre o tempo mais oportuno em adquirir os produtos como também a sinalização do câmbio para a próxima safra. Confira!

Programa Terra & Negócios
Amazon Sat – Canal 34 – TV a Cabo
Domingo – 07/09 – 08h
Quinta-feira – 11/09 – 18h30
Sexta-feira – 12/09 – 10h

* Horário de Brasília (DF)

Talita Ormond
Repórter

No próximo domingo, 07 de Setembro


No programa dessa semana você vai ver...

Um balanço dos custos de produção da soja.
Os produtos que pesam no bolso do produtor e ajudam a elevar o valor do produto final e as alternativas para a redução dessa conta.

Marcha à Roraima, Produtores Rurais se organizam para discutir a demarcação das terras indígenas Raposa / Serra do Sol

O Assessor Jurídico, José Lacerda, é o entrevistado do "Café com Prosa" e fala a respeito das faixas de fronteira.

E toda a poesia e beleza do trabalho do artesão Airton dos Reis.

Terra e Negócios, todo domingo, na Amazon Sat, às 08h (horário de Brasília)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Vovós do campo

Ainda neste domingo (31), você vai ver a reportagem sobre '‘manutenção de máquinas agrícolas". Fomos a Primavera do Leste, acompanhar um dia de trabalho na colheita do milho safrinha. Quem nos recebeu foi Seu Orlando Bacella, produtor que trabalha com maquinários considerados relíquias do campo. Apenas duas colheitadeiras somam mais de 70 anos de idade. Ele nos conta como é feito o trabalho para deixar os motores tinindo para a colheita. Você também vai conferir a importância de não prejudicar a safra toda por um desleixo.
Até lá!

Cleber Gellio
Repórter

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pragas do Algodão

Olá Amigos e Amigas do Terra & Negócios!

Neste domingo (31), o programa exibirá, na rede AmazonSat (Canal 34 – TV a Cabo), uma matéria sobre as “Pragas do Algodão”. Na reportagem, vocês poderão conferir quais são as pragas que mais tiram o sono do produtor rural, os prejuízos deixados pelos insetos e as soluções mais viáveis na prevenção e controle. Conversamos com especialistas no assunto, a exemplo do Doutor em Desenvolvimento Sustentável, professor Alexandre Magno de Melo Faria, que explica o que desencadeou a explosão de diferentes espécies e sua posterior resistência a inseticidas. O professor defendeu, há dois meses, a tese “Destramando o tecido do desenvolvimento: do campesinato à hegemonia do capital agrário na cotonicultura de Mato Grosso”, pela Universidade Federal do Pará. Aos interessados em conhecer o estudo, basta entrar em contato no telefone: 65 3615-8530.

Não percam!

Talita Ormond
Repórter

Programa Terra & Negócios
Domingo – 08h*
Quinta-feira – 18h30* (Reprise)
Sexta-feira – 10h00* (Reprise)

* Horário de Brasília (DF)

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Amazon Sat

O Terra & Negócios estréia com nova programação. A partir de agora vai ao ar na emissora Amazon Sat.
A Amazon Sat é um canal fechado que atinge mais de 990 mil domicílios. A abrangência do canal compreende os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, onde pode ser visto por TV’s locais, operadoras de TV a cabo, MMDS (sistema de distribuição multiponto) e via antena parabólica. Para os demais estados do Brasil o canal chega por meio de operadoras de TV a cabo e MMDS.

O Terra & Negócios vai ao ar aos domingos às 08h da manhã, com reprise nas quintas feiras às 18:30h e sextas feiras às 10h da manhã (horários de Brasília).
É possível também assistir a programação pela internet, ao vivo, pelo site
www.amazonsat.com.br.

Agregando valores e maior abrangência, a partir de agora o Terra & Negócios passa a atingir um número maior de telespectadores, sendo visto não só dentro do Estado de Mato Grosso como também no norte do país e grande parte do centro oeste brasileiro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Eles estiveram por aqui...

O Pé na Estrada é o nosso quadro de cultura...
Música tem sido o "carro-chefe", mas faremos o possível para sermos mais ecléticos...

Boca de Matilde


Renato Borghetti


Dois a Um


Cenário Novo





De Volta


Opa! Estivemos ausentes por um bom tempo.
Mas voltamos... E voltamos com a corda toda!!
Temos cenário novo, vinhetas novas e gás novo...
Faremos o possível para daqui pra frente manter esse blog bem atualizado e cheio de novidades e notícias...
Que venha a nova fase do Terra e Negócios!!!
Salve

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Enipec 2008


Sustentabilidade é negócio?
Esse foi o grande questinamento do Enipec deste ano - o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária- é um dos maiores eventos do setor no país, reúne em um mesmo espaço todos os agentes da cadeira produtiva da pecuária: pesquisadores, formuladores de políticas públicas, fornecedores, produtores, líderes políticos e empresariais.

O Terra&Negócios esteve presente na Feira com toda sua equipe no stand do Programa.

terça-feira, 13 de maio de 2008

A bendita caneca vermelha esmaltada





Quando o assunto é produçãããããão, as coisas parecem ser bem impossíveis no primeiro momento. Lembra da estória da vaca voando com o golfinho? Então! A palavra de ordem era caneca esmaltada VERMELHA. Pensei MOLEZA, não é mesmo?! Com tantas lojas de decoração e utensílios por ai!
No primeiro momento procuramos em grandes lojas do tipo Decorliz, sem grande sucesso! “Andamos” e prooooooooocuramos em quase tooooodas as lojas de Cuiabá.
Começaram a aparecer canecas esmaltadas BRANCAS. Pensamos até em pintar essa caneca de vermelho em último caso. Mas sem perder as esperanças... continuamos ...

(...) dias depois

Eis que surge a “Refrigeração Cuiabana” no bairro do Porto, lá têm artigos para açougues, bares, lanchonetes, supermercados, mercearias, e panificadoras. Uma lojinha bem modesta. O último lugar que pensaríamos achar a tal caneca! Quem nos recebeu foi o Seu Celso. E soltamos a pergunta que não queria calar:

(Diálogo)
- Tem caneca esmaltada vermelha?
(E recebemos depois de tantos “nãos” finalmente uma resposta positiva...)
- Sim, nós temos.
- Vermelha? O senhor tem certeza?
- Aqui ô Dona...
- =)

Nossa busca tinha acabado ali, entre as benditas canecas vermelhas da lojinha do Seu Celso.

Por Ludmila Muniz

terça-feira, 6 de maio de 2008

Produçãããããão...

Quanto mais ouço essa palavra e com uma entonação pra lá de específica tenho a certeza de que... “o bicho ta pegando”!!!! Um dia você aprende a dar valor em um simples alfinete, no poder de um guarda sol nas gravações de alguma externa num calor de 40º, a dirigir em alta velocidade, agir sob pressão, trabalhar nos feriados, operar TP, dar um milhão de telefonemas, derrubar algumas marcações, marcar, desmarcar, remarcar, sentir sua orelha queimando por que deu alguma coisa errada com a equipe que tá viajando (e eles “citam” (¨#¨$%¨&#%&) até a sua quinta geração), saber mais sobre cavalo, boi, papagaio, soja, algodão, avestruz, enfim!
Não importa o que a produçããããããão faça, sempre tem mais alguma coisa a ser feita. As vezes é como fazer uma vaca nadar ao lado de um golfinho.
Mas eu adoro! Beijo!


Por Ludmila Muniz ( Produçãããããããão)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Desistir jamais.

As pessoas costumam dizer que bons jornalistas precisam ter sempre boas fontes e contar com um pouco de sorte. Eu trocaria a sorte por boa vontade. O jornalismo não é feito apenas de repórteres, cinegrafistas, produtores, diretores... É feito essencialmente de pessoas, de preferências e histórias distintas, mas que de alguma forma contribuem e afetam outras pessoas que enxergam nos relatos alguma "mera coincidência". Para isso, a Dona Maria, O seu José, o senhor Divino precisam, muitas vezes, interromper uma ou outra atividade em detrimento de uma causa não menos importante mas que possa atingir ainda outros Josés, Marias, Divinos... E é preciso sensibilidade. E para captar as mensagens é preciso jamais desistir. Mesmo com os telefones que não são atendidos, os diretores que viajam, e outros etc. não menos trágicos que ocorrem no percurso. A busca incessante por boas fontes, que se tornam insubstituíveis no mais singelo "é muito importante...", "é muito bom...", é atribuição inata ao bom jornalismo. E move a todos que dele sobrevivem.

by Talita Ormond

O Retorno

Há um ditado que diz: "o combinado não sai caro." E eu hoje completo... Não sai caro, mas pode trazer muita dor de cabeça e algumas frustações...
A ida até a floresta não trouxe os frutos q desejavamos... Pra dizer a verdade foi uma decepção... Mas teremos matéria e da boas...
Aguardem!

domingo, 4 de maio de 2008

Fora do Ar


Estamos temporariamente fora do ar...

Por essas férias forçadas, estamos aproveitando pra fazer um "up grade" no programa.

Ainda não será uma mudança tão grande, mas vamos, aos poucos, dando uma carinha nova pro estúdio, nas vinhetas... Mudar é sempre bom! Depois das férias a gente sempre chega mais bonito, não é verdade??!!...

Até breve!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nova repórter na área


Nessa nova fase, o programa Terra & Negócios ganhou uma repórter. Talita Ormond, muito prazer! Entrei de cabeça no telejornalismo, uma novidade na minha vida profissional... Adoro desafios e disposição não me falta... A frente e avante! \o_ Como para todo jornalista, não há dia ou hora para uma boa reportagem. Mesmo que ela aconteça num sábado pela manhã na cinematográfica Chapada dos Guimarães, ou ainda numa sexta-feira à noite cobrindo o leilão de cavalos, na Acrimat. Entre lances e gritos, sobrevivi. Claro, que depois de algumas dezenas de tentativas (haja concentração!!) na gravação da nota. Há momentos ininterruptos de descontração. Sol de "rachar mamona", maquiagem que derrete, cabelo esvoaçante, escova que vence... Virei até musa!!! =D Sem contar os personagens interessantíssimos que encontramos no caminho como de Seo ZéBofera, que largou o vício da bebida para se dedicar a criação de pássaros. Confesso que essa falta de rotina, de previsibilidade, me motiva e faz ter a certeza que é para o jornalismo que eu sirvo. Certamente, ainda nos encontramos por ai.

Bjo bjo

Talita Ormond

Agrishow

Outra equipe, também na madrugada, foi para sampa, Riberão Preto, acompanhar de perto as novidades do Agronegócio. Cosme Heiner e Cristiano Costa voltarão cheios de novidades fresquinhas para os nossos telespectadores... E cheios de histórias para nossos leitores. O jeito é esperar pra ver!!!

União dos Povos da Floresta

Essa madrugada, os jornalistas Cleber Gellio e Jovânio Assis, embarcaram numa longa viagem ao noroeste de Mato Grosso. Serão mais de 900km, só de ida, ao encontro da realidade da floresta.
Indo conferir a situação do desmatamento no estado e os projetos de desenvolvimento sustentável da região.
Índios, seringueiros, natureza exuberante e muitas descobertas... Vamos esperar e conferir o que essa dupla vai trazer pra nós...
Começa aqui o "diário de bordo" da redação do Terra & Negócios... Viajar o estado é a nossa rotina, contar aqui nossas experiências será a nossa diversão. Espero que vocês curtam com a gente e se divirtam.
Até breve!!