quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Super Safra x Armazenagem

Mesmo diante da safra recorde do milho, o grão segunda safra trouxe problemas aos produtores, especialmente na região Centro-Oeste. A alta produtividade aliada a queda na exportação em Mato Grosso fizeram com que os agricultores tivessem complicações na armazenagem. A reportagem conversou com representantes do segmento e especialistas em economia agrícola, que pontuaram sobre o aumento de renda do produtor rural e a importância de tratar a estocagem com mais planejamento. Confira no programa Terra & Negócios deste domingo (28), na Amazon Sat, canal 34.

Talita Ormond
Repórter

Programa Terra & Negócios
Amazon Sat - Canal 34 (TV a Cabo)
www.amazonsat.com.br
Domingo - 28 de setembro - 08h00*
Quinta-feira - 02 de outubro - 18h30*
Sexta - feira - 03 de outubro - 10h00*
*Horário de Brasília (DF)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Indústria da Mineração

O programa desta domingo (14/09) fará um diagnóstico da indústria da mineração em Mato Grosso. A economia mato-grossense, fortemente baseada na agroindústria, também apresenta índices voltados a extração e venda de minerais. Ouro, diamante, calcário, zinco, argila e até água mineral... A reportagem traçará o perfil desse setor no Estado, enaltecendo as áreas mais evidentes e pontuando sobre a importância das pesquisas para encontrar novas jazidas. A equipe de reportagem visitou o pólo do calcário no Estado, no município de Nobres, e mostrará as potencialidades do território, os sub-produtos desse "rochedo", assim como as dificuldades encontradas pelo segmento.

Não percam!

Programa Terra & Negócios
AMAZON SAT - Canal 34 - TV a Cabo
Domingo - às 08h00 *
Quinta-fera - às 18h30 (Reprise) *
Sexta-feira - às 10h00 (
Reprise) *

*Horário de Brasília (DF)

Talita Ormond
Repórter T&N

domingo, 7 de setembro de 2008

Marcha à Roraima

Carta marca novo momento histórico do Brasil
Nasceu em Pacaraima, um novo movimento histórico universal. A ‘Carta de Pacaraima’, documento elaborado durante encontro com a população do município, parlamentares e representantes das forças armadas, foi elaborada com o intuito de mobilizar a nação brasileira para um novo despertar. Na carta está destacada as ações sofridas no município de Pacaraima (distante de Manaus a 200 km ao norte). Nesse documento, a população exige que as políticas ambientais e indigenistas, a serem adotadas no Brasil, passem por ampla discussão em foros próprios, como o Congresso Nacional e não decididas por pequenos grupos de burocratas, em ambiente fechado, sem participação da opinião pública, grandemente influenciada e dirigidas por interesses de governos e organizações não-governamentais (Ongs) estrangeiras, resultando no bloqueio de grandes projetos de infra-estrutura, vitais para o desenvolvimento, harmonia e a paz social no interior do País.
Com isso, a nação brasileira é convocada a formar um grande movimento nacional cujo título é Amazônia é Brasil e de todos os brasileiros. Com o chamamento espera-se que todos possam assumir a tarefa de liderar a reação contra as graves ameaças que a influência externa inaceitável representa par a soberania do Brasil.
A questão ambiental também foi destacada na Carta de Pacaraima, onde a orientação de uma política pública ambiental deva ser elaborada com cunho científica norteando pela pretensão dos seres humanos com objetivo do progresso e o desenvolvimento. Conforme os líderes da Marcha a Roraima, a carta que foi assinada por mais de 300 pessoas deverá ser entregue a representantes do governo federal. O documento foi lido para população de Pacaraima no ginásio de esportes da cidade, no sábado (16).
Participaram da solenidade o deputado federal por Roraima Márcio Junqueira, o prefeito do município Paulo Cesar Quartiero, o presidente da Associação dos produtores de Juína Aderval Bento, presidente da Famato Rui Prado, o ex-almirante do exercito Sérgio Tasso e o coordenador do Movimento de Solidariedade Ibero-Americano (MSI) Lorenzo Carrasco.
Confira a matéria no programa deste domingo.

Flávia Porfírio

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Airton Reis

Airton dos Reis passou pela academia duas vezes. Uma saiu licenciado em Geografia, na outra em Biologia. Ciências que o embasam em sua caminhada pelo mundo das artes. Escultor e poeta, Airton, trouxe para a arte sua paixão pela natureza e indignação pela forma como tem sido tratada. Beleza e protesto se misturam em seus versos resultando em uma obra consistente que oportuniza um instante de reflexão da nossa postura diante da natureza.
Colaborador de jornalismo na imprensa nacional com mais de 4000 artigos publicados na mídia escrita e virtual em 20 anos de presença nas páginas de opinião, Airton dos Reis Júnior, premiado em diversos concursos literários, é postulante a uma cadeira na Academia Matogrossense de Letras.
No artesanato, suas mãos habilidosas modelam a argila... Dão forma ao seu olhar diante do mundo, dão forma aos seus desejos e aspirações. E o mesmo fogo que destrói, também constrói e a faz... cerâmica!

Confira a entrevista.



Contato: Airton dos Reis
(65) 3627 6450
(65) 9965 7552
www.airtonreis.com.br

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Custo de Produção da Soja


Olá Amigos e Amigas do Terra & Negócios!

Neste domingo (07/09), o programa exibirá uma reportagem sobre o custo de produção da soja para a próxima safra em Mato Grosso. Com o fim do Vazio Sanitário no próximo dia 15 de setembro, os produtores rurais começam a adquirir produtos, entre insumos e defensivos, para garantir produção e produtividade satisfatórios.
Na matéria abordaremos quais os produtos que mais pesam no custo de produção do grão (fertilizantes, adubos, defensivos, óleo diesel), assim como as alternativas para redução de despesas nas lavouras. Conversamos, inclusive, com o Doutor em Economia Agrícola, Dilamar Dallemole, que nos fala sobre o tempo mais oportuno em adquirir os produtos como também a sinalização do câmbio para a próxima safra. Confira!

Programa Terra & Negócios
Amazon Sat – Canal 34 – TV a Cabo
Domingo – 07/09 – 08h
Quinta-feira – 11/09 – 18h30
Sexta-feira – 12/09 – 10h

* Horário de Brasília (DF)

Talita Ormond
Repórter

No próximo domingo, 07 de Setembro


No programa dessa semana você vai ver...

Um balanço dos custos de produção da soja.
Os produtos que pesam no bolso do produtor e ajudam a elevar o valor do produto final e as alternativas para a redução dessa conta.

Marcha à Roraima, Produtores Rurais se organizam para discutir a demarcação das terras indígenas Raposa / Serra do Sol

O Assessor Jurídico, José Lacerda, é o entrevistado do "Café com Prosa" e fala a respeito das faixas de fronteira.

E toda a poesia e beleza do trabalho do artesão Airton dos Reis.

Terra e Negócios, todo domingo, na Amazon Sat, às 08h (horário de Brasília)